Fotografando um casamento tradicional em Bali - Indonésia
Compartilhe
Passeando de moto pela ilha próxima, Nusa Penida, paramos na beira da estrada para fotografar um senhorzinho que parecia um personagem de filme, e que mesmo sem falar uma palavra de inglês fez pose pra gente :) Nesse meio tempo, seu neto, que falava inglês apareceu e começou a traduzir a conversa, do nada ele perguntou se eu e o Evandro éramos casados, porque ele ia se casar no dia seguinte! OMG!! Eu que tava filmando o senhorzinho parei na hora e vi os olhos do Evandro brilharem hahahaha. Ali mesmo nós NOS CONVIDAMOS para o casamento do Komang! Falamos pra ele que éramos fotógrafos de casamento no Brasil, e que nosso presente seria dar todas as fotos da cerimônia pra eles. Ele abriu um sorrisão largo, aceitou na hora e falou que poderíamos seguir a motinha dele para sabermos onde ia ser o casamento :)
A cerimônia
As 7h30 da manhã do dia seguinte estávamos lá! E a sensação de termos entrado dentro de um filme foi completa! A tradição diz que a cerimônia deve ser realizada na casa dos pais do noivo, como um sinal de boas vindas para a noiva e porque é onde os noivos irão morar após o casamento. Mas não é uma regra e há vários casamentos que são realizados em restaurantes, por exemplo. A cerimônia que é da religião Hindu, teve duração de 2 horas, e não tem “limitações” para os convidados, eles podem entrar e sair o quanto quiserem, não precisam ficar o tempo todo assistindo a celebração, há conversas por toda a parte, mesmo quando os noivos estão recebendo bençãos. E até falar/mexer no telefone é ok para eles. Tanto que estranhávamos as pessoas passando na frente dos noivos com comida, ou a irmã do noivo pegando água do poço que estava bem ao lado pra tomar banho, tudo enquanto a cerimônia rolava! Depois de uma pesquisa na net, vimos que é isso mesmo, a vida segue normal enquanto a celebração acontece rs
Detalhes da cultura
Os noivos lembram membros da realeza, com enfeites de cabeça dourados, anéis de ouro enormes, e maquiagem pesada para ambos! E o Sarong? O melhor e mais bonito que eles tiverem! (Sarong é o pano que usado para cobrir as pernas, o traje mais tradicional balinês parecido com uma saia, tanto para mulheres quanto homens.) Há vários rituais dentro da cerimônia, como quando a noiva segura uma peça com folhas de coco entrelaçadas a mão e o noivo rasga com uma adaga, simbolizando que agora a noiva esta pronta para se estabelecer.
Os casamentos balinês costumam durar o dia todo, ou até dias! Ficamos apenas para a cerimônia mas recebemos convites para a festa que aconteceu no mesmo dia a tarde, e para outra festa que aconteceu no dia seguinte. E a nossa empolgação com essa experiência única foi tanta, que o video, as fotos e esse post ficaram prontos na mesma tarde que voltamos do casamento :)
Quem quiser ver as fotos na íntegra, acessem a galeria do Select:
http://fernandaluna.select.pics/g/komang-and-adis
:)